PROJETO AQUA&AMBI
Apoio à gestão das zonas húmidas do litoral do Sudoeste Ibérico: interações entre Aquacultura e meio Ambiente na região transfronteiriça Alentejo-Algarve-Andaluzia.
OBJETIVOS
Reforçar os mecanismos transfronteiriços para a manutenção e recuperação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema na Rede Natura 2000 Alentejo-Algarve-Andaluzia; a promoção e o uso de metodologias e sistemas de produção ecológicos apropriados a zonas húmidas protegidas.
Avaliar esses sistemas e metodologias para melhorar o estado de conservação das áreas costeiras, aumentar as zonas reabilitadas e a sua rentabilidade e contribuir para uma gestão mais eficiente destas áreas com especial ênfase no aumento do conhecimento e na transferência de tecnologia.
Desenvolver uma rede chave de investigadores de Portugal e de Espanha, com valências complementares, para melhorar sistemas de produção estratégicos e economicamente sustentáveis.
ATIVIDADES
Atividade 1 - Criação de um sistema georeferenciado (SIG) para as áreas de salgado e produção aquícola na zona costeira do Alentejo, Algarve e Andaluzia, que permitam uma gestão sustentável dessas áreas.
Atividade 2 - Identificação, análise e avaliação dos serviços do ecossistema do Capital Natural de diferentes modelos de aquacultura respeitosas para com o meio ambiente.
Atividade 3* - Ações de investigação e desenvolvimento de diferentes modelos de aquacultura respeitosos para com o meio ambiente e geradoras de serviços do ecossistema.
Atividade 4* - Ações de formação e transferência tecnológica de metodologias de nas áreas de produção aquícola da zona costeira do Alentejo, Algarve e Andaluzia.
Atividade 5 - Gestão e Coordenação.
Atividade 6 - Ações de comunicação.
* Para ser executado em uma segunda fase do projeto
RESULTADOS
Obter um sistema de informação georreferenciado que permita selecionar áreas de intervenção e uma gestão sustentável, cuidadosa e célere das zonas húmidas do Alentejo, Algarve e Andaluzia.
Promover serviços do ecossistema; melhorar o estado de conservação dos habitats; restaurar a biodiversidade e o solo; diminuir as áreas degradadas.
Fomentar o conhecimento dos composto bioativos, metodologias e sistemas de produção ecológica apropriados a zonas húmidas protegidas.
Este é um projeto eco inovador com o conceito de aumentar a rentabilidade de uma área tendo em vista a sua proteção e recuperação. O aumento de rentabilidade basear-se-á na utilização de sistemas de produção ecológicos, alguns também inovadores para estas áreas.